ÍconePress – Agência de Assessoria de Imprensa, Agência de Comunicação, Assessoria ao Agronegócio – Cuiabá – MT – Mato Grosso

III Webinário Ser Educador debate os desafios da educação

Em comemoração ao Dia do Professor, cooperativa Sicredi Grandes Rios MT/PA promoveu evento virtual que teve mais de 500 visualizações

Realizado pela cooperativa Sicredi Grandes Rios MT/PA na última quinta-feira (20/10), o III Webinário Ser Educador, transmitido ao vivo pelo canal da cooperativa no YouTube, reuniu educadores de várias cidades para entender as dores e celebrar as alegrias de ser professor. Com o tema Desafios da Educação: Criatividade é a Solução, o evento também homenageou o Dia do Professor, comemorado no dia 15 de outubro.

O público-alvo da ação foi profissionais da educação, especialmente aqueles que já fazem parte do Programa A União Faz a Vida (PUFV), principal projeto de responsabilidade social do Sicredi, desenvolvido nas cidades de Marcelândia e Terra Nova do Norte, em Mato Grosso, e Santarém, no Pará, área de atuação da Sicredi Grandes Rios MT/PA. O programa é desenvolvido pela cooperativa há nove anos e atende 24 escolas, 280 educadores e mais de 4.500 alunos nos três municípios.  

Na primeira palestra da noite, o professor Silvio Ricardo Munari Machado introduziu a discussão sobre os desafios enfrentados na transição do ensino presencial para o realizado   à distância, o EAD, durante o período de maior contágio da Covid-19. Uma professora que acompanhava a live comentou que “foi desafiador manejar as ferramentas tecnológicas”, relato reverberado por inúmeros profissionais da área no chat do vídeo.   

Outra questão destacada pelo professor foi a evasão escolar durante a pandemia. “Sabemos que muitos (alunos) trocaram a escola pelo trabalho para ajudar os pais ou responsáveis dentro de casa. É uma questão muito delicada”, afirma Silvio Machado. Segundo o educador, é possível reverter esse deficit e a resposta está na cooperação entre as partes. “Acredito que os professores podem, junto com a sua rede que são os gestores escolares, a própria comunidade, e as secretarias de educação, buscar formas de chegar até esses alunos e entender os motivos pelos quais não retornaram à escola”, sugere.

Essa mesma temática se estendeu durante a segunda palestra, conduzida por uma das 10 melhores professoras do mundo – segundo o Global Teacher Price 2019 – e mestre em educação, a professora Débora Garofalo. Questionada sobre um possível caminho para solucionar os problemas discutidos anteriormente, o diagnóstico de Débora foi de que “existe uma certa desconfiança em relação a esse tema, especialmente quando falamos de criatividade e inovação, afinal de contas, resolver todos os desafios da educação é uma grande missão a todos nós”, explicou.

De acordo com ela, isso não significa que não é possível expandir ainda mais essa discussão no momento. Porém, no início de tudo, está a figura do professor. “Como professores, nós somos agentes da transformação. Professor é aquele que transforma a vida”, afirmou ela. “Eventos como o Webinário ajudam muito na organização da classe como um todo. É apenas através dessa cooperação que alcançaremos as respostas tão necessárias e urgentes”, concluiu.

Danielly Melo de Faria, uma das moderadoras do Webinário e assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Grandes Rios MT/PA, explicou porque a criatividade, em tempos de pandemia, foi escolhida como tema central do evento. “Querendo ou não, tivemos que nos adaptar. Os professores descobriram que podem fazer mais, podem criar. E nós sentimos a vontade e o desejo que esses professores têm de fazer coisas novas, de continuar inovando”.

A moderadora contou que o relato de uma professora corroborou ainda mais essa necessidade. “Durante a pandemia, com toda essa inovação, a educadora pode olhar e conhecer a realidade dos alunos dela. Isso é algo extraordinário porque criar e inovar é isso: olhar para o que você tem e, com essa realidade, fazer algo novo, diferente”, finalizou.

A adesão do público à live foi bastante positiva. Professores de Mato Grosso e do Pará interagiram no chat da transmissão, se identificando e apresentando um pouco mais das realidades vivenciadas nas escolas onde trabalham. Tanto essa interação do público quanto o conteúdo das palestras ajudarão a Cooperativa Sicredi Grandes Rios MT/PA a reforçar as estratégias educativas já utilizadas e traçar novos caminhos que levem educação dinâmica e de qualidade para quem mais precisa.

Crédito imagem: Divulgação

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email