ÍconePress – Agência de Assessoria de Imprensa, Agência de Comunicação, Assessoria ao Agronegócio – Cuiabá – MT – Mato Grosso

Data comemorativa movimenta o varejo de moda em Mato Grosso

Segmentos de calçados e confecções estimam amento nas vendas de artigos femininos

Na semana do Dia da Mulher, lojistas de Mato Grosso aguardam um aumento nas vendas de calçados, confecções e outros artigos de moda. “Além do Natal, que é o ápice, o pico de vendas do ano, nós temos o Dia das Mães, o Dia dos Pais e o Dia da Mulher, dentre outras datas, para as quais nos preparamos de antemão”, conta Junior Vidotti, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Calçados e Couros do Estado de Mato Grosso (Sincalco). A entidade projeta aumento de 15% nas vendas do setor na ocasião.

Vidotti explica que vender diretamente para o consumidor é diferente de vender um presente. “Treinamos nossos atendentes para auxiliar na escolha do presente ideal perguntando informações importantes sobre quem vai receber – e que nem sempre quem está comprando leva em consideração”. Conhecer as preferências gerais do público homenageado e oferecer as últimas tendências na área são estratégias indispensáveis para vender bem.

Calçados

Dentre as opções de presentes, sapatos são os favoritos entre o público feminino. Segundo uma pesquisa de 2020 da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), mulheres representam, em média, dois terços dos consumidores de sapatos no país – mais de 60% das vendas anuais.

Em Mato Grosso, esse dado se confirma na prática. “Nas lojas, elas são, geralmente, as compradoras mais ávidas por esse tipo de produto”, afirma Junior Vidotti. “E é por isso que nós dedicamos uma atenção especial para elas na hora das compras, de escolher os produtos, e de oferecer as opções mais atualizadas”, adiciona.

Muito além da questão estética, o visual tem uma importância social para as mulheres, porque fortalece o sentimento de pertencimento. O presidente do Sincalco explica que, por isso, o lojista precisa estar sempre antenado às últimas tendências. “A mídia, a arte e o cinema sempre estão apresentando novas maneiras de usar a moda e as pessoas, em especial as mulheres, querem sempre estar atualizadas, usando o modelo mais atual”.

Na hora de presentear, Vidotti ressalta que “para dar o melhor presente, nós orientamos que se conheça as seguintes informações: o número que a pessoa usa ou calça, quais estilos ela prefere, se adquiriu alguma peça ultimamente que pode combinar com o novo presente. Por exemplo: se comprou um vestido e precisa de um sapato que combine ou se comprou um sapato e precisa de uma bolsa”.

A dica final de Vidotti é, talvez, a mais crucial de todas para quem está presenteando. “É importante perguntar sobre o estoque do produto na loja, em diferentes numerações, por exemplo, caso a troca seja necessária mais tarde”, encerra.

Por: ÍconePress Assessoria de Imprensa e Agência de Conteúdo
Crédito imagem: Freepik

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email