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Chegada do 5G e possibilidades ao comércio

*Junior Macagnam é empresário, vice-presidente Institucional da CDL Cuiabá e Primeiro Vice-Presidente da FCDL-MT.

Depois de uma ansiosa espera, a tecnologia 5G finalmente é realidade. Porém, por enquanto está acessível apenas a alguns cuiabanos, já que a cobertura do sinal ainda está restrita a poucos bairros. Sobre o 5G, já é de conhecimento público os benefícios desta tecnologia para diversos segmentos, mas neste artigo, em específico, gostaria de destacar o impacto dela no comércio e no varejo, que podem aproveitar as oportunidades trazidas pela mudança e ocupar novos espaços na experiência de compra do consumidor.

A chegada da 5ª Geração da rede de dados móveis promete proporcionar maior velocidade de conexão, o que permite downloads mais rápidos, maior velocidade na transmissão de dados e de pagamentos. Com isso, as empresas que atuam no setor poderão adotar novas estratégias para aperfeiçoar produtos, serviços e atendimento aos clientes.

Permitirá ainda a utilização de novas estratégias comerciais no ambiente digital, o que acarretará uma hiperconveniência dos consumidores, que se tornarão ainda mais digitais. Para os consumidores, a tecnologia trará mais rapidez e facilidade para visualizar produtos no ambiente digital, e facilitará inclusive na hora de finalizar suas compras.

Uma pesquisa de ‘Carat Insights’, do Instituto Locomotiva, realizada entre outubro e novembro de 2021, mostrou que as buscas e compras são feitas online por 44% dos brasileiros; cerca de 30% dos clientes procuram informações e promoções online, mas compram em lojas; 11% fazem o caminho inverso; e 10% pesquisam e compram em lojas físicas. Esses números mostram um perfil de consumo cada vez mais multicanal e que se utiliza das diferentes oportunidades oferecidas pela combinação dos ambientes físico e digital.

Nesse contexto, a implantação do 5G traz inúmeras possibilidades, mas que vai demandar tempo, planejamento e custo por parte dos empresários para aproveitar as oportunidades. Por outro lado, os pequenos empresários, com menos recursos para investir, poderão sofrer com a mudança e correm o risco de se tornar ultrapassados por não conseguir explorar as novas possibilidades.

Isso porque, com a velocidade proporcionada pela nova tecnologia, os clientes, que como já sabemos, são extremamente imediatistas, precisarão de ainda mais atrativos para comprar em uma loja física. O varejista que demonstrar maior entrega à nova realidade e às possibilidades que serão abertas tende a ser aquele que mais terá resultados, tanto em vendas, quanto na satisfação e fidelização dos clientes.

O relacionamento entre os estabelecimentos e os clientes vai estreitar ainda mais, e é fundamental que as empresas estejam preparadas tecnologicamente para este momento. São novas possibilidades, que se aproveitadas, devem beneficiar tanto consumidores quanto empresas. O avanço das tecnologias não vai parar, as empresas precisam acompanhar essas mudanças e achar meios de tirar proveito da transformação digital sem esquecer o fator humano, que é imprescindível para garantir a conexão emocional com os consumidores.

Crédito imagem: Junior Macagnam (arquivo pessoal)

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